Perguntas Mais Frequentes PUBMED


1. O que é o PubMed/Medline ?

MedLine é uma base de dados que foi criada para organizar as melhores e mais importantes publicações da área médica. Nela consta dados como título do artigo, autores, data da publicação, resumo do artigo, dentre outros. PubMed é o nome dado ao sistema de busca que oferece acesso a base de dados do MedLine. Como se fosse um Google que mostra o conteúdo do MedLine.

2. Como faço para ter acesso aos artigos do PubMed?

No PubMed o acesso ao texto completo dos artigos pode ser de três tipos: a) Artigos Gratuitos: Esses são oferecidos pelo PubMed Central e estão disponíveis gratuitamente para todos. b) Artigos Restritos para Instituições: Esses artigos só são liberados para download caso a instituição pelo qual você acessa a internet é assinante da revista. No Brasil temos diversas instituições de ensino e pesquisa que são filiadas ao Portal de Periódicos Capes (periodicos.capes.gov.br) c) Artigos Pagos: São artigos adquiridos de forma avulsa. Cada editora cobra o seu valor e o preço costuma ser praticado em dólar. No Brasil a Bireme forma uma rede com várias bibliotecas e oferece o serviço SCAD. Nesse serviço você solicita o artigo e paga por ele uma taxa.

3. O NetMed vende artigos do PubMed?

Não. O NetMed é um portal de conteúdo médico e que, além de outros serviços, oferece a pesquisa ao MedLine. O acesso ao texto completo do artigo dependerá da editora que o publicou podendo ser gratuito, gratuito mas adquirido somente através de sua instituição de ensino (Capes), comprado pelo sistema SCAD (scad.bireme.br) ou comprado diretamente da editora da publicação.




Perguntas Mais Frequentes NEUROCURSO


1. O que é o NeuroCurso?

O NeuroCurso integra o portal médico NetMed e oferece educação a distância em neurologia e neuroCiências certificados pelo Centro de Extensão da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

2. Como faço para participar dos cursos oferecidos?

Para realizar os cursos on line basta ter um cadastro gratuito no portal médico NetMed, e solicitar sua matrícula nos cursos do NeuroCurso. Após confirmada sua matrícula, o acesso ao curso é bastante simples. Entre com seu nome de usuário (ou email) e sua senha. Na área de cursos estará disponível um link para o Ambiente Virtual de Aprendizagem.

3. Quais são as tarefas exigidas durante um curso?

No Ambiente Virtual de Aprendizagem você terá aulas apresentadas em multimedia com sons e imagens, textos para leitura, exercícios referentes ao que foi ensinado e textos complementares opcionais.

4. Quanto tempo devo dedicar ao curso?

O tempo dedicado e a organização desse tempo dependerá de cada aluno e pode ser organizado da forma que lhe convier. Essa é a grande vantagem de um curso a distância pela internet, ele é realizado no tempo que tiver disponível. Você organizará esse tempo e o adequará às atividades propostas necessárias.

5. Os cursos do NeuroCurso são autorizados pelo Ministério da Educação (MEC)?

Os cursos são certificados pelo Centro de Extensão (CENEX) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O MEC só autoriza cursos de graduação e pós-graduação. Já as Secretarias Estaduais de Educação autorizam cursos técnicos profissionalizantes e do ensino médio. Nossos cursos, no entanto, não são de graduação, pós-graduação ou técnico profissionalizantes. Nossos cursos são cursos livres, de Educação Continuada (Atualização e Qualificação):

Curso Livre, que após a Lei nº 9.394 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional passou a integrar a Educação Profissional, como Educação Profissional de Nível Básico, é a modalidade de educação não-formal de duração variável, destinada a proporcionar ao trabalhador conhecimentos que lhe permitam reprofissionalizar-se, qualificar-se e atualizar-se para o trabalho. Não há exigência de escolaridade anterior. Fonte: Secretaria de Educação de São Paulo, Disponível em .

A Constituição Federal em seu artigo 205, “caput”, prevê que a educação é direito de todos, e será incentivada pela sociedade. Desta forma o Portal Educação age conforme permissivo legal, isto é, com o intuito de incentivo educacional. Tal prática é defendida também pelo artigo 206 da nossa Carta Magna, que prevê que o ensino será ministrado com base em alguns princípios e em seu inciso II: “a liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar pensamentos, a arte e o saber”.

O certificado tem validade para fins curriculares e em provas de títulos, como certificado de atualização/aperfeiçoamento, respeitando a carga horária descrita e não podendo ser usado para outros fins. Vale portanto para cumprir créditos acadêmico extra-curriculares, oferecer melhor qualidade ao currículo no quesito 'Formação Técnica', comprovar educação médica continuada, dentre outros. Mas destacamos novamente que NÃO é um certificado técnico profissionalizante ou de graduação ou de pós-graduação e não dá direito de assumir responsabilidades técnicas.

6. Caso esqueça minha senha, como proceder?

Caso esqueça a sua senha, entre em "Esqueci minha senha" e no campo digite o seu email ou nome de usuário do cadastro. Você receberá uma nova senha no email de cadastro. Por isso, é fundamental preencher o e-mail corretamente na primeira vez que preencher seus dados pessoais.

7. Haverá alguma avaliação / prova?

Sim. Ao final de cada módulo no curso haverá exercícios que de verificação de aprendizado. Serão considerados aprovados os alunos que obtiverem desempenho igual ou superior a 60% (sessenta por cento). Abaixo desta média, não será concedido o certificado.